quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Nascer de Novo.


Jesus disse certa vez a Nicodemos (fariseu e homem importante em Israel) que só entrará no Reino dos Céus aquele que nascer de novo. Primeiro, importa saber o que significa entrar no Reino dos Céus: o Céu não é apenas um prêmio ou um bom lugar para se viver, estar no Céu significar estar onde Deus está e ter com Ele uma profunda comunhão, só entra lá quem tem uma íntima comunhão com Deus a tal ponto de ser recebido em Sua habitação. Entrar no Céu é ter a melhor oportunidade: encontrar com Deus pessoalmente.
Então, o novo nascimento é condição fundamental para gozar dessa comunhão com Deus. Mas o que significa o Novo Nascimento?
Jesus continua falando com Nicodemos e diz que esse nascimento deve se dar pela água e pelo Espírito. O nascer da água faz alusão ao batismo que João realizava e ainda é realizado hoje: o Batismo nas Águas, onde o batizante é imerso nas águas e levantado em seguida, esse ato simbólico fala de uma morte para o pecado e um renascimento para Deus.
O nascimento do Espírito fala das transformações feitas no interior do homem pelo Espírito Santo de Deus, que trabalha no homem de modo a restaurar a semelhança que o mesmo tinha quanto a Deus antes do pecado, pois o pecado age de modo a nos separar de Deus e desfazer o que tínhamos de parecido com Deus, o pecado nos corrompe, ele tirou o que tínhamos de melhor. Mas o Espírito Santo está pronto a nos reaproximar de Deus. Pois através de Jesus e de sua morte que nos proporcionou perdão nós temos livre acesso a Deus e o Espírito Santo é quem nos transforma e ensina como devemos adorar a Deus e agradá-lo.
Em resumo a condição para termos comunhão com Deus e alcançarmos o Céu é morrer para o pecado, viver para Deus e permitir que o Espírito Santo nos molde a ponto de o Senhor se agradar de nós e querer que estejamos sempre perto dele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa colocação.